Palestra "A Mediação de Conflitos e A Construção de Uma Cultura de Paz" 

A palestra, que ocorreu no evento Educon da UFS, do Prof. Doutor Guilherme Assis de Machado foi enriquecedora sobre a Mediação de Conflitos e como ela pode ajudar a construir uma cultura de paz. Contou também com a participação da Mestre Maria Hortência Cardoso Lima, participante do grupo GEDH, e da mestranda Amanda Inês Morais Sampaio, também participante do grupo GEDH.

O professor iniciou a palestra afirmando que a mediação é uma educação diálogo mais produtivo. Logo depois, iniciou a palestra explicando a construção do que é "pessoa" para o direito, desde o direito medieval até o direito moderno, passando, inclusive, por tópicos como experiências religiosas.

 

Construindo a ponte para informar que a mediação é a conversa entre pessoas, ou melhor, o reconhecimento entre duas ou mais pessoas de entender a outra como um ser igual a ela, porém com visões diferentes, pensamento diferente e entender que é necessário respeitar essa forma diferente de vida.

 

Com esse reconhecimento, é possível chegar à ressonância, que seria a conversa entre as pessoas que se reconhecem e se respeitam como iguais, ainda que entendam suas diferenças. A partir dessa ressonância que a mediação cria é possível criar o diálogo com escuta ativa e respeito ao outro.

Por tal razão, a mediação é um instrumento que pode ser utilizado para se criar um ambiente de convivência duradoura e pacífica, onde se pode resolver e enxergar os conflitos com outros olhares, os quais são mais amplos que o olhar do direito formal.

Líderes GEDH:
LUCIANA DE ABOIM MACHADO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Contato