top of page
Congresso_Saude,_Segurança__Fadiga.jpg
aidtss foto.jpg

As inscrições podem ser feitas pessoalmente na entrada do auditório do hotel Radisson.

ufs foto.jpg

APRESENTAÇÃO

 

O VI Congresso Internacional de Estudos Jurídicos ocorrerá em Aracaju, capital de Sergipe, no auditório do Hotel Radisson, de 22 a 24 de agosto de 2018; é uma realização da Associação Ibero-americana de Direito do Trabalho e Seguridade Social – AIDTSS, em conjunto com o Programa de Pós-Graduação e o Curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe - UFS, sob a coordenação do Presidente da AIDTSS Augusto Valenzuela Herrera, da Vice-Presidente da AIDTSS Luciana Aboim Machado Gonçalves da Silva e do Vice-Presidente do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI (nordeste) Lucas Gonçalves da Silva.

 

Esse evento é uma homenagem póstuma a Hugo Mansueti, que foi presidente honorário da AIDTSS, sob a organização do Grupo de Pesquisa – GEDH, tratando de Saúde, Segurança e Fadiga no Trabalho, sob a ótica interdisciplinar, envolvendo médicos, engenheiros, nutricionistas, psicólogos e operadores do direito em observância a normativa e jurisprudênciana ibero-américa.

 

As instituições que apoiam esse congresso são UNICURITIBA, UFBA e UNIRITTER, que, juntamente a UFS, objetivam contribuir para o avanço e construção de redes acadêmicas.

 

Diante das reformas operadas recentemente na normatização trabalhista, em diversos países do globo, a análise desse tema revela uma excelente oportunidade para fazer um balanço da sua disciplina na sociedade globalizada, inclusive em um viés comparado.

Desse modo, fomentará também a reflexão de doutrina e práticas jurídicas, questionando o quanto o Direito e seus desdobramentos requerem um olhar interdisciplinar, ou ainda, o quanto a formação acadêmica necessita ir além da visão exclusivamente normativa, gerando práticas inovadoras para sociedade.

Também, a experiência vivenciada nas atividades laborais pelos renomados juristas, que serão palestrantes, proporcionará a reflexão sobre a importância do meio ambiente do trabalho saudável, assim como os desafios e as perspectivas que a temática enfrenta.

 ​

CONTRIBUIÇÃO PARA PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NO EVENTO:

 

Através do VI Congresso Internacional de Estudos Jurídicos: Saúde, Segurança e Fadiga no Trabalho, pretende-se cultivar um ambiente de estímulo à troca de ideias e experiências entre os interessados, estudantes e profissionais de diversas searas do conhecimento, como Direito, Medicina, Psicologia, Nutrição e Engenharia, com intuito, ainda, de contribuir para o avanço na proteção do trabalhador e o desenvolvimento sustentável da empresa.

FINALIDADE DO EVENTO:

 

Esse evento visa aprofundar conhecimentos sobre saúde, segurança e fadiga no trabalho – sob uma perspectiva interdisciplinar - com vistas a normatização em países ibero-americanos, promovendo análise e debates para promoção da eficácia dos direitos humanos e fundamentais, incentivando os protagonistas da relação de trabalho na construção de um meio ambiente saudável.

HISTÓRICO DE EVENTOS ANTERIORES:

 

O III Congresso Internacional de Estudos Jurídicos foi realizado pela Associação Ibero-americana de Direito do Trabalho e Seguridade Social - AIDTSS, em 2016, sob a presidência de Hugo Mansueti e vice-presidência de Luciana Aboim Machado Gonçalves da Silva e pela Universidade Federal de Sergipe – UFS, sob a coordenação, respectivamente, de Emerson Albuquerque Resende e Lucas Gonçalves da Silva.

 

O referido evento internacional contou com a participação de renomados juristas nacionais e estrangeiros, especializados na temática como Jorge Rosenbaum (Uruguai), Manfredo Menacho (Bolívia), Raúl Jiménez Sanjines (Bolívia), bem como os brasileiros: Saulo Casali Bahia, Manoel Jorge da Silva Neto, Fabrício Polido, Maria Rosaria Barbato, Marcio Tulio Viana, Roberto Norris, Aparecida Alckimin e Roberto Caldas, que, na época, era Presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

INSCRIÇÕES:

 

A inscrição deve ser feita no ícone acima, que remete à página da UFS. Em seguida, solicitamos a entrega de um dois quilos de feijão e/ou arroz, no momento do credenciamento do hotel Radisson (23 de agosto de 2018), para doação em instituição de caridade. O evento é gratuito. 

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

 

O recebimento de certificado de participante está vinculado ao comparecimento a pelo menos 75% do evento, que será verificado por meio de assinatura de lista de presença no início e término de cada painel da programação. É responsabilidade do participante a procura da secretaria do congresso, a fim de registrar, nestes termos, sua presença.

COMISSÃO ORGANIZADORA:

 

Agtta Christine Nunes Vasconcelos

Ana Carolina Fontes Figueiredo Mendes

Christiane Rabelo Britto

Emerson Albuquerque Resende

Flávio Alexandre Luciano de Azevedo

Liliane Santos Araujo

Rebecca Falcão Viana Alves

Stella Maris Manier

Vilma Leite Machado Amorim

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA DISCENTE:

 

Alexandre Oigres Almeida Pereira

Aline Vitorino da Trindade

Cassio Roberto Uruga Oliveir

Derivania Silva de Jesus

Joyce Eveny Santos da Silva

Luan Matheus Hora Santos

Yasmin Mello Lima

Yuri Matheus Araujo Matos

COMITÊ CIENTÍFICO:

 

Alessandra Gois Luciano de Azevedo 

Augusto Valenzuela Herrera

Aristídes Hernandez Morales

Cássio Mesquita Barros

Domingos Savio Zainaghi

Fernando Gustavo Knoerr

Flávia Moreira Guimarães Pessoa

Francesc Perez Amoros 

Francesco Bilancia

Georgenor da Silva Franco Filho

Henrique Ribeiro Cardoso

Heron José Santana de Gordilho

Ivan Campero Villalba

Karyna Baptista Sposato

Manoel Jorge e Silva Neto  

Pedro Paulo Teixeira Manus

Roberto Norris

Roberto Pompa

Sandra Regina Martini

Saulo Casali Bahia

Silvia Maria Voci

Teodosio Palomino

Viviane Coelho de Sellos Knoerr

Zelia Luisa Pierdoná

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

Rodapé_CSSF.jpg

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA:

 

Augusto Valenzuela Herrera

Lucas Gonçalves da Silva

Luciana Aboim Machado Gonçalves da Silva

bottom of page